ROCKULTURA

Rockultura foi um evento realizado pela Cube Records e pelo Departamento de Cultura de Benguela, com o intuito de apoiar e de divulgar as bandas de rock e de metal de Angola.
Como responsável pela produção do evento, a Cube Records resolveu batiza-lo de Rockultura para resumir a união entre o rock e a cultura em Benguela. Esta edição do Rockultura, realizada em 2014, teve 16 bandas de rock nacional, cujas performances foram divididas em duas noites. O festival também contou com a participação de bandas de Luanda, como Café Negro, Minimus e o DJ Manel Kavalera), da Huíla, como Lunna, e do Huambo, como o Paralelo State.

ROCK NO RIO CATUMBELA


Créditos: José Alves
O produtor da Cube Records, Carlos Bessa, e um dos idealizadores do Rock no Rio Catumbela, contou que a Cube Records começou a promover o festival underground Avalanche Rock And Metal Festival, em Benguela e, ao procurar por contatos de patrocinadores para os eventos, conheceu a diretoria da cervejaria Soba Catumbela. Desta parceria, não somente as edições posteriores do Avalanche receberam apoio da Soba Catumbela, mas também surgiu a proposta de realizar um festival em homenagem à "subida no ranking" da Catumbela de distrito para município, no dia 5 de outubro de 2011.
Foi assim que surgiu o Rock no Rio Catumbela, no ano de 2013, como parte das comemorações realizadas pela Soba em homenagem ao município.
Se a proposta inicial do Rock no Rio Catumbela era promover bandas de rock e pop/rock para a comunidade local, aos poucos atrações com mais peso foram inseridas para se criar uma cultura mais ligada ao metal. Nos dias atuais, o crescimento e o amadurecimento da produção do festival já chamam a atenção da mídia nacional e internacional.